sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nando Reis

Iniciarei hoje uma série de textos que abarcarão músicos, compositores e/ou grupos musicais que muito me agradam e me inspiram de alguma forma. Mas pra quê isso? Bom, como tudo nesse blog, esse texto não vai servir para você em nada (eu acho). No entanto, servirá para mim, e muito, pois notei que sou o pior fã ou apreciador da arte musical que pode existir ou já existiu na terra: eu simplesmente não sei nada sobre aqueles que eu admiro e ouço muito! E isso é muito triste, pois não sirvo nem para defender meus gostos musicais...
Lamentos a parte, resta dizer o que eu vou necessariamente abarcar nesses textos. Dessa forma, me planejei em trazer pelo menos as seguintes informações: (1) a história do músico, compositor e/ou grupos musical tratado; (2) o gênero a qual pertence e (3) algumas das músicas que mais gosto (um mínimo de 5 músicas). E assim, sem mais delongas, iniciarei essa série de textos com um cantor que eu gosto muito: Nando Reis.


José Fernando Gomes dos Reis (nome de batismo o cantor) é natural de São Paulo e nasceu em 12 de janeiro 1963. A carreira musical de Nando Reis despontou desde a infância, quando este tocava seu violão e já começava a compor suas primeiras músicas.
A maior parte de sua história (20 anos de sua vida) foi como baixista da banda Titãs, e lá compôs diversas músicas que o tornaram famoso, entre elas "Querem Meu Sangue, "Os Cegos do Castelo" e "Pra Dizer Adeus". Em 1995, Nando Reis iniciou sua carreira solo, e desde então, criou vários sucessos que em minha opinião já podem ser considerados “clássicos”. Vale a pena citar aqui as músicas compostas por Nando Reis e cantadas por Cássia Eller: "Diariamente", "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário”.
Atualmente, Nando Reis virou notícia ao ser indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2014 graças ao seu álbum “Sei Como Foi em BH”.

TOP 5
5 – Mantra
Sabe aquele momento em que você está cansado de toda a cultura ocidental e quer algo um pouco mais “oriental”? Pois bem, se você sente falta desses momentos, sugiro que ouça essa música. “Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare”


4 – Um Simples Abraço
Essa é para aqueles que, quando amam, acreditam que “o mundo não precisa nunca mais girar”. É uma música calma, simples e muito gostosa de ouvir.


3 – O Segundo Sol
Pode ser redundante, mas essa música “não tem explicação”. É algo que não ouso interpretar, apenas escutar e apreciar gente que sabe ser poeta, como o Nando Reis.


2 – Por Onde Andei
Essa música me conquistou por causa de um único trecho: “Que a vida é mesmo/Coisa muito frágil/Uma bobagem/Uma irrelevância/Diante da eternidade/Do amor de quem se ama”. Depois disso, não consegui deixar de apreciar essa obra.


1 – All Star Azul
Em primeiro lugar, coloco a música que me fez conhecer Nando Reis e nunca mais largá-lo. Acho que essa música acende certos desejos secretos meus, como a parte que diz “E continuar aquela conversa que não terminamos ontem”.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário